Notícias


Quinta-feira, 6 de julho de 2017

Senador da Itália visita Salto e conhece raízes da imigração na cidade

Divulgação/AI Salto
Foto
Autoridades acompanharam a visita do senador

Durante toda a tarde de 5 de julho, o senador da Itália, Fausto Longo, visitou alguns pontos da cidade que representam a colonização italiana em Salto, sendo eles, o Museu e a Sala Giuseppe Verdi, o Conservatório Maestro Henrique Castellari e as dependências do Centro Universitário Ceunsp/Cruzeiro do Sul, cujo prédio abrigava a antiga fábrica Brasital.

Durante as visitas, o senador assistiu a uma apresentação teatral que detalha a chegada dos italianos no município, e no Conservatório, alunos de diferentes cursos mostraram parte do que é ensinado no local.

O prefeito Geraldo Garcia, o secretário de Cultura Sandro Bergamo, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Anita de Moraes Leis, e equipes das duas pastas acompanharam as visitas.

“O Fausto é o primeiro brasileiro a ocupar uma cadeira no parlamento italiano e representa todos os países da América do Sul. Ele ocupa uma das seis cadeiras destinadas a estrangeiros considerados ítalo-descendentes, sendo duas no Senado e quatro na Câmara de Deputados. Foi uma tarde muito agradável, afinal o Senador e seu assessor Manuel são extremamente atenciosos e ficaram entusiasmados com a nossa herança italiana e, principalmente, com as atividades culturais que apresentamos nestes espaços. Aproveitei a oportunidade, para entregá-lo um relatório com todas as funções do Conservatório, sua história e a necessidade de melhorias no local ou, talvez, da construção de um novo prédio. Sem recursos financeiros locais, solicitei uma parceria do senador nesta batalha. Ele se prontificou a nos ajudar e a encontrar alternativas para isso”, explicou o prefeito.

A visita se encerrou com o pôr do sol no Complexo Turístico da Cachoeira.

Fausto Longo foi eleito Senador em 2013, pela “Alleanza Italia Bene Comune”, formada pelos partidos PD (Partido Democrático), PSI (Partido Socialista Italiano) e SEL (Sinistra, Ecologia e Liberta), para a XVII Legislatura do Senado da República Italiana para o mandato referente ao quinquênio 2013/2018. Faz parte da 10º Comissão Industria, Comercio e Turismo, e do CQIE, Comitê para as Questões dos Italianos no Exterior.

Imagem
Facebook