Notícias


Segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Prefeitura de Salto implanta Projeto Turismo Pedagógico

Divulgação/Prefeitura de Salto
Foto
Estudantes passarão a visitar os pontos turísticos do município de forma monitorada

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Turismo (Sdett) e da Secretaria da Educação, inicia na próxima quarta-feira, 3 de outubro, o projeto “Turismo Pedagógico”. A iniciativa envolverá mais de 700 alunos dos 5ºs anos da Rede Municipal de Ensino.

Por meio da proposta, os estudantes passarão a visitar os pontos turísticos do município de forma monitorada e através deles, ampliar seus conhecimentos nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além de propiciar interações nos segmentos de Meio Ambiente e do Turismo.

Para o prefeito Geraldo Garcia, o projeto desenvolverá o conhecimento sobre todas as particularidades do município, de uma forma interdisciplinar e atrativa. “Salto é uma grande sala de aula a céu aberto. Temos parques belíssimos, o Complexo da Cachoeira, Memorial do Tietê, entre outros. Todos esses aspectos reforçam o potencial turístico da cidade, e os alunos poderão vivenciar esta experiência na prática. Estou muito entusiasmado com este projeto que deverá aprimorar o conhecimento dos nossos alunos sobre a história da nossa cidade”, destacou o chefe do executivo.

Os estudantes passarão pelo Marco Zero da cidade – Monumento à Fundação -, Complexo da Cachoeira, Memorial do Tietê, Caminhos das Esculturas, Ponte Pênsil e Parque Natural Ilha da Usina. O roteiro foi desenvolvido em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. De acordo com a secretária da pasta, Anita de Moraes Leis, a iniciativa também fará parte da composição do Plano Diretor de Turismo, que está sendo desenvolvido neste ano. “As visitas monitoradas serão um indicador para o desenvolvimento do Turismo do município, por isso, criamos mecanismos em parceria com a Educação para que este projeto fosse iniciado. Além disso, o turismo pedagógico é um dos aspectos que têm sido discutidos no Plano Diretor de Turismo”, destacou Anita.

A proposta do Turismo Pedagógico ainda tem também como objetivo aprender a respeito de características da história do país e aspectos únicos da cidade, conforme afirma o secretário da Educação, José Carlos Grigoletto. “Desenvolvemos esse projeto para trabalhar junto aos alunos as questões da cidade como História, Geografia, Ciências, Meio Ambiente, agregando o conhecimento aprendido em sala, com as visitas orientativas. Além disso, o turismo conecta o presente com o passado de forma única e espontânea, onde a forma de aprender se dá de um jeito mais simples e leve, especialmente com os alunos da rede”, disse.

O primeiro mês envolverá a participação de oito unidades de ensino divididas em 14 grupos. A visitação será realizada nos períodos matutino e vespertino, às quartas, quintas e sextas-feiras de outubro. 

Imagem
Facebook