Notícias


Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Palestra aborda questão do idoso na Sala Verdi em Salto

“O que fazer com nossos idosos?” é o tema da palestra gratuita a ser apresentada no dia 1º de março (quinta-feira), às 19h, na Sala Verdi (Rua José Galvão, 104 - Salto /SP), pela gerontóloga Karina Flauzino e pela professora Katia Auvray, uma das coordenadoras do Projeto Mais Viver. Aberto ao público em geral, o evento tem o apoio da Secretaria da Cultura da Estância Turística de Salto.

O objetivo da palestra é promover reflexões sobre a nova realidade etária da população brasileira. Até 2060, o Brasil contará com 19 milhões de pessoas com 80 anos ou mais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até lá, o País tem o desafio de promover a valorização das pessoas mais velhas e garantir políticas para que elas envelheçam com qualidade.

O que as estatísticas apontam já se verifica na prática: todas as famílias têm, pelo menos, um idoso. Como promover qualidade de vida desses nossos entes queridos, quando as necessidades são tantas e a vida não para? Diante desse questionamento nasceu o Projeto Mais Viver, uma filosofia e um programa de estímulo ao envelhecimento ativo, coordenado por Katia Auvray e Valéria Maradini Malimpensa.

Segundo Katia, que na palestra apresentará detalhes do Projeto, ele foi desenvolvido em resposta às atuais necessidades da ampla população de idosos que busca readquirir o sentimento de pertencimento social e de suas famílias, além de empresas e instituições públicas ou privadas voltadas a essa população.

Pretende-se tratar ainda sobre as principais legislações vigentes relacionadas aos idosos, a importância do autocuidado, a dimensão biopsicossocial do processo de envelhecimento, as políticas de acolhimento, a formação de profissionais que trabalham com idosos e a solidão a que inúmeros idosos são submetidos.

Imagem
Facebook